fbpx

Clos Lanson, um vinhedo no coração de Reims

Clos Lanson, um vinhedo no coração de Reims
Clos Lanson credito Reserva85

A pouco menos de dois quilômetros do centro de Reims e com uma vista privilegiada da Catedral de Notre Dame, uvas Chardonnay crescem lentamente ao som de música clássica. É dali, de um pequeno vinhedo com apenas um hectare, que um dos champagnes mais exclusivos é elaborado: O Clos Lanson, um espumante branco brut nature elaborado com 100% Chardonnay.

L'Ange au Sourire catedral de reims clos_lanson

A pequena parcela de vinha remonta ao século XVIII e é a única remanescente no centro de Reims. O terreno está na mesma altura do sorriso do anjo que é símbolo da Notre Dame de Reims, o L’Ange au Sourire, e inserido em um microclima diferenciado.

Ali, a temperatura chega atingir até três graus a mais que o resto de Reims, e o solo é bastante espesso e friável o que possibilita as videiras desenvolvam raízes profundas e que alcançam o chalk. Singularidades que conferem características distintas às uvas, como mineralidade, acidez mais ligeira e maior concentração de açúcar.

As videiras são cultivadas através da agricultura biodinâmica e algumas práticas pouco convencionais são utilizadas no tratamento das vinhas. Ou, na verdade, apenas um resgate da viticultura antiga, “aquela que nossos avós e bisavós já usavam. Por não existir tanto recurso, era preciso usar a própria natureza para controlar a saúde das videiras”, explica Hervé Dantan, chef de cave e responsável pelo projeto iniciado em 2006.

O solo, por exemplo, recebe uma cobertura de madeira triturada que o proteger da radiação solar e ajuda aumentar a umidade local. Já para afastar insetos, as vinhas “escutam” música três vezes ao dia. Pode parecer estranho, mas o áudio escolhido possui uma vibração que é irritante à audição dos insetos, e faz com que o local não seja agradável para eles proliferarem.

Por conta da maturação precoce, o Clos Lanson é um dos primeiros plots da Maison a ser vindimado. A vindima acontece, normalmente, em um sábado e é realizado pelos próprios funcionários e convidados da empresa. Regado a muito champagne, é claro!

As uvas são colhidas à mão e apenas as excelentes são utilizadas. A fermentação alcoólica do vinho base acontece em barricas de carvalho da floresta de Argonne, sem malolática. Posteriormente, o vinho passa mais de 10 anos envelhecendo sobre as borras e após o dégorgement permanece por volta de 12 meses nas caves antes de ir para o mercado. Até hoje, apenas duas únicas safras foram disponibilizadas no mercado. a de 2006, lançada em 2016, e a 2007, que chega este ano ao mercado.

Produzido nos anos e na quantidade que a natureza permite, o Clos Lanson é o retrato de que mesmo com tanta tecnologia disponível, é a tradição que carrega o sucesso da marca Lanson.

Clos Lanson

vídeo promocional de como o exclusivo espumante é produzido

Durante nossa visita à Maison, em Reims, conhecemos de perto a história da casa e ainda batemos um papo com Hervé Dantan. Confira aqui como foi essa conversa.

 

O Reserva85 esteve na Lanson, em Reims (França), a convite da maison

 

Leia também como o vinho espumante é feito e como harmonizar espumante com comida.

 

 

promoção curso de marketing de vinhos