fbpx

História do Vinho no Brasil

A história do vinho no Brasil se inicia a partir do século XVI, com a chegada dos colonizadores europeus. O vinho não era capaz de resistir às longas viagens da Europa até as Américas. Dessa forma, foi necessário iniciar o cultivo do vinho na América do Sul. As primeiras videiras foram plantadas no México e no Peru, que por anos abasteceram as colônias espanholas. Leia também a história do vinho.

Quem foi o primeiro viticultor brasileiro?

Brás Cubas, torna-se o primeiro viticultor do brasileiro em 1552. O português entra para história do vinho no brasil ao iniciar o cultivo nas encostas da Serra do Mar, onde hoje está Cubatão (cidade do litoral Sul do estado de São Paulo), mas as parreiras não vingaram. Assim, a plantação foi então transferida para uma região próxima a Taubaté, interior de São Paulo.

Evolução da produção de vinho no Brasil

A produção de vinho no Brasil cresceu consideravelmente desde que implantada no século XVI. No entanto, em 5 de janeiro de 1785, a rainha Dona Maria I, a Louca proibiu toda e qualquer atividade manufatureira na colônia. Incluindo a viticultura. A lei caiu apenas em 1808, por Dom João VI, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil.

Noventa e um anos depois, em 1899, desembarcava em Garibaldi, no Sul do País, o imigrante Manuel Peterlongo. O italiano foi responsável pela criação do primeiro espumante brasileiro. Em 1915, ele fundava a vinícola Peterlongo. Em 1929, depois da Grande Depressão que assolou o mundo, produtores se unirão para fortalecer a indústria do vinho e criaram cooperativas. Em 1931, surgem duas das mais importantes cooperativas vinícolas, a Aurora e a Garibaldi. Ambas seguem em atuação até os dias de hoje.

Atentos a evolução do setor, grupos internacionais passam a apostar no País a partir de 1951. As produtoras Georges Aubert, Almadém, Chandon, Martini e Cinzano se instalam em terras sulistas e com isso ajudaram a consolidar a história da indústria vitivinícola no Brasil. A década seguinte foi marcada pela entrada do Nordeste no cenário viticultor. A Vinícola Vale do São Francisco produzindo o primeiro vinho fino fora da região Sul do Brasil.

Após quase cinco séculos de história, só em 2012 o Brasil conquistou sua Primeira Denominação de Origem: D.O. Vale dos Vinhedos. Classificação para espumantes e vinhos tranquilos produzidos nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, no Rio Grande do Sul, que seguem uma série de exigências pré-estabelecidas.

Produção de vinho hoje no Brasil

Hoje, o Brasil já figura entre os mais importantes mercados de vinho do mundo. De acordo com o último estudo divulgado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o País produziu 3 milhões de hectolitros de vinho em 2018. Essa produção confere ao Brasil a 21ª posição, entres os 22 principais produtores do mundo. Parte desse sucesso vem dos vinhos espumantes, que mundo a fora arrematam medalhas e colocam o País no hall dos melhores do mundo.

Leia também sobre a os vinhos brasileiros premiados e a Festa da Vindima no Brasil esse ano.

promoção curso de marketing de vinhos